top of page
Buscar
  • tudobomportugues

TUDO ou TODO?



Olá, pessoal. Tudo bom com vocês?

Espera aí, é tudo bom com vocês ou todo bom com vocês?


Vocês já tiveram essa dúvida? Tudo bem. Hoje nós vamos mostrar para vocês a diferença entre TUDO e TODO.


TUDO significa a totalidade das coisas, ou seja, o geral. Ele sempre é usado sozinho na frase (significa que não tem um substantivo junto dele). Ah, ele também não tem plural nem feminino. NÃO existe TUDOS, TUDA ou TUDAS.

TUDO é o contrário de NADA.


Por exemplo: "-Eu posso por a comida no seu prato?

-Pode, eu vou comer tudo.";

"Eu amo Brasília, tudo é lindo aqui." (Tudo o que? Tudo que tem na cidade);

"-Sua mãe brigou com você?

-Sim, ela já sabe de tudo." (Tudo o que? Tudo que eu fiz, tudo que aconteceu);

"Amor, eu te amo, você é tudo para mim."


Já a palavra TODO sempre vem acompanhada de um substantivo e essa sim tem feminino e plural: As flexões da palavra TODO são: TODOS, TODA e TODAS.

TODO tem o mesmo significado que a palavra "qualquer" ou "cada". Enquanto TUDO é mais geral, TODO trata de coisas mais específicas.


Por exemplo: "Ela atende todo paciente que chega na clínica" (Qualquer paciente);

"Toda família tem problemas e alegrias." (Qualquer família) .


Porém, quando a palavra TODO vem acompanhada de um artigo (O, A, OS, AS) ela dá a ideia de totalidade, inteiro.

Por exemplo:

"Ele realizou todo o trabalho." (O trabalho inteiro, por completo);

"Esse post no blog ocupou todo o meu dia". (O dia inteiro);

"O vírus está contaminando todo o país". (O país inteiro).


Entenderam? Vamos ver mais alguns exemplos?


Toda criança gosta de doce. (Qualquer criança gosta de doce);

Todo o lixo da festa será reciclado. (Qualquer lixo será reciclado? Não, somente o lixo da festa);

Minhas pernas estão doendo, nós passeamos o dia todo. (Ou seja, nós passeamos por um dia inteiro, e não todo dia (todos os dias da semana));

Todos os dias eu mexo no Instagram. (De segunda a domingo, não tem nenhum dia que eu não mexa no Instagram).


Ainda tem dúvidas? Se tiver, pode entrar em contato com a gente pelo direct do nosso Instagram: @tudobomportugues

Curta a nossa página do Facebook e se inscreva no nosso canal do YouTube. Nós queremos chegar a mil inscritos para poder produzir conteúdos especiais para vocês.


Bons estudos! Tchau.

18 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Post: Blog2_Post
bottom of page